GRÃO MESTRE SERENO

REINALDO LEONARDI

Chamado carinhosamente de Sereno, iniciou a prática de artes marciais com o judô, aos 14 anos de idade, seguido pela capoeira. Formou-se na nobre arte marcial do Hapkido em 1993, recebendo o primeiro Dan.

Foi parte da diretoria da Federação Paulista de Hapkido e atuou 12 anos como professor, realizando exames e campeonatos para divulgar a entidade.

Hoje é Grão Mestre 7º Dan de Hapkido e 5º Dan de Haedang Kumdo. Fundador da Liga Nacional de Hapkido (LNH). Esta entidade tinha poder administrativo para organizar e divulgar o Hapkido no Brasil por ser reconhecida pelo Ministério do Esporte.

Organizou 9 campeonatos Paulistas e Brasileiros. Fundador e Diretor Técnico da à Associação Nacional de Hapkido Tradicional. Trouxe para o Brasil o Grão Mestre Hwang In-Shik, organizando um seminário para mais de 60 pessoas.

Levou o Hapkido para a Rede Record para entrevista e demonstração. Presidente fundador da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional, hoje Federação Internacional de Hapkido Tradicional, com filiais em São Paulo (capital), Salto, Itú, Ubatuba, Caraguatatuba, Caçapava, Osasco, Carapicuíba, São Bernardo, Mogi Mirim, Brasília, Cuiabá, Portugal, entre outros.

Introduziu no Brasil a esgrima Koreana Haedong Kumdo. Vice Presidente da Confederação Brasileira de Hwarang Kumdo. Diretor Técnico da CODEP – Curso Operacional em Defesa Pessoal – curso desenvolvido exclusivo para polícia, seguranças e leigos. 

Desenvolve cursos, como por exemplo, curso Pontos de Pressão, Defesa Contra Faca, Técnicas de Defesa para Polícia, Tonfa, Espada (Haedong Kumdo), Bastão curto, médio e longo e Manipulação Vertebral.

Atua no equilíbrio do corpo e da mente, princípio difundido na arte marcial. Vendo a importância do conhecimento para o autoequilíbrio, aprofundou-se  nesse assunto. Atualmente também exerce a função de Massoterapeuta e Acupunturista, com formação técnica em Massagem Terapêutica, Reflexologia, Manipulação Vertebral, Reiki e Acupuntura Sistêmica, Aurícula. É professor da Escola de Massoterapia e Acupuntura ClinTerapia.

 

Conheça a Família do Hapkido Tradicional  e os Faixas Pretas formados pela Federação