Mandamentos do hapkido
Esses são os mandamentos do Hapkido. Por tais mandamentos pode-se observar o verdadeiro espírito do treinamento dessa arte. Além do treinamento do corpo e da mente, que devem estar em harmonia, o hapkidoísta deve estar alicerçado em princípios cidadãos e de respeito mútuo.
Não basta praticar uma arte marcial apenas para manter o corpo em forma. Utilizar a energia em harmonia com o corpo requer um domínio pleno da mente. Hapkido pode se tornar uma filosofia de vida para o praticante. A agressividade se torna foco. A ansiedade se torna paciência. A raiva se torna compaixão e domínio de si mesmo.
Seguindo os mandamentos do Hapkido, o praticante assume uma postura ética diante da vida e da prática diária dessa arte marcial. Com o domínio necessário a determinação se torna a semente para cada passo no treinamento.
O que acontece se a pessoa segue os mandamentos do Hapkido?
Com o tempo, vai-se adquirindo habilidades que a pessoa não conhecia ou não tinha. Cada obstáculo não é motivo de desistência, mas de persistência para que ele seja contornado. Com isso, o praticante se torna cada vez mais forte externa e internamente. O hapkidoísta aprende a dominar e amadurecer a si mesmo. Assim como coloca em prática os valores éticos e de auxílio ao outro.
Um desafio é para ser superado. O treinamento diário e o domínio de si mesmo são os desafios que são enfrentados através de concentração e perseverança. A base são os valores e a calma que o praticante de Hapkido adquire no decorrer do tempo.