Fundador do hapkido

Fundador do Hapkido Grão Mestre Yong Sul Choi

 

Grão Mestre Yong Sul Choi

Essa entrevista no ano de 1982 em uma viagem aos Estados Unidos onde Mestre Young Sool Choi foi participar de uma apresentação de Hapkido. Nos dias em que esteve em solo americano, Mestre Choi concedeu uma entrevista a uma revista de artes marciais de grande circulação do país. A partir dessa entrevista podemos criar uma projeção do surgimento da história do Hapkido e qual os caminhos que levaram o Hapkido a ser o que é hoje.

Entrevista

Em quais circunstâncias foi colocado na casa de Takeda, Sokaku?
(Choi) –  Enquanto vivia no templo, fui fascinado pelos murais de cenas de batalhas e pinturas de cenas de famosas artes marciais dispostos pelo templo. Quando chegou a hora, Wadanabi me perguntou qual direção eu queria tomar em minha vida. Imediatamente apontei para uma cena na parede descrevendo as artes marciais e disse que era aquilo que eu queria ser. WadanabiKintaro  foi um amigo íntimo de SokakuTakeda  e providenciou minha apresentação a ele. Sokaku Takeda gostou de mim e sentiu grande simpatia pela minha situação, decidindo me adotar. Na minha adoção ele me deu o nome japonês de Yoshida Asao. Eu tinha em torno de 11 anos naquele tempo.

 Em qual cidade ficava o templo budista que foi seu lar?
(Choi) –  Kyoto.

 Em que área ficava a casa e o dojang de Sokaku Takeda?
(Choi) –  Sua casa e escola se localizavam na Montanha Shin Su na área de Akeda.

 Qual foi a natureza de seu treinamento sob o jugo de Sokaku Takeda?
(Choi) –  Sokaku Taked  foi o cabeça do  Daito Ryu Aiki-Jutsu. Vivi em sua casa e aprendi sob sua orientação pessoal por quase  30 anos. Fui seu aluno constante e por 20 anos de meu treinamento fui isolado na sua casa da montanha. Takeda foi o mestre da família real japonesa.

. O Sr. foi pessoalmente envolvido no ensino da família real?
  (Choi) –  Sim, fui assistente do mestre em toda sua instrução. Em Tóquio também ensinamos ao alto escalão do governo dentro do círculo palaciano. Também viajamos para várias partes do Japão e ensinamos a vários grupos de pessoas seletas.

Fundador do Hapkido Mestre Choi . O Sr. deixou o Japão com Mestre Takeda para algumas exibições ou ensino?
   (Choi) –  Sim, quando eu tinha uns  28 anos isto foi providenciado por políticos para meu mestre  e alunos destacado para viajarem pro Hawaii para uma tour de exibição.

 . Qual foi sua função neste tour?
  (Choi) –  Fui o líder da equipe de exibição sob a supervisão de meu mestre.

 . Quantas pessoas forma na equipe poderia citar os nomes de alguns participantes?
  (Choi) –  Na tour do Hawaii foram cinco de nós: Sokaku Takeda, eu (Yoshida Asao), Abida Jintaro e dois outros cujos nomes não consigo citar agora.

 . Quando o Sr. retornou do Hawaii houve mudanças significativas em sua vida?
  (Choi) –  Não, continuamos em viagem e ensinamos e ao mesmo tempo aprendendo as instruções de Mestre Takeda.

. Como foi sua vida afetada pelo estouro da 2ª Guerra Mundial? 
(Choi) –  Ela mudou coisas em vários modos. A  mudança mais significante aconteceu no fim  da guerra. O Japão estava perdendo a guerra e num último desespero do governo, ele instituiu uma força militar especial com os mais proeminentes artistas marciais daquele tempo. Estas pessoas altamente treinadas foram conscritas em unidades especiais de guerrilha que foram  dispersas na zona de guerra. Todos do círculo interno do Daito Ryu Aiki-Jutsu foram convocados, exceto eu e Mestre Takeda. Todos foram mortos no final da Guerra.

 . Por que o Sr. não foi convocado junto com os demais?
  (Choi) –  Eu estava sendo convocado mas Sokaku Takeda interviu. Pelo seu status e influência, ele tinha me hospitalizado para uma pequena cirurgia. Isto parou o processo do meu recrutamento e evitou  que fosse convocado. Ele evitou que eu fosse colocado na guerra porque ele sentia que eu seria morto e o Daito Ryu Aiki-Jutsu poderia se perder na sua forma completa com sua após morte.

 . Quantas técnicas separadas Sokaku Takeda tinha desenvolvido e ensinado no seu estilo?
  (Choi) –  3808.

 . Quantas destas técnicas lhe foi pessoalmente ensinado?
  (Choi) –  Perto dele morrer me disse que eu era o único aluno que ele tinha ensinado todos seus segredos e técnicas.

 . Quando retornou à Coréia?
  (Choi) –  Retornei logo após a morte de Sokaku Takeda.

 . Onde se situou na Coréia?
  (Choi) –  Nos situamos na província de Taegu Kyung Buk. Aqui estabeleci meu primeiro dojang e tive minha casa desde então. Após retornar, troquei meu nome de volta para Yong Sul Choi e o nome  da minha arte para Hapkido.

 Fonte: AHA / Mestres  Rim e  Sheya

 

Origens

Fundador do Hapkido e as origens do HapkidoChoi Yong, o fundador do Hapkido, nasceu na cidade de Yong Dong, Choong Chung província, relativamente próximo Taegue, Coréia do Sul em 1904. Em 1909, a Coreia ficou sob ocupação japonesa. Acredita-se que as tropas japonesas tomaram jovem Choi sinagoga de sua terra natal com a idade de sete anos a ser atribuído trabalho no Japão. Era uma prática muito comum, neste período da história, para que as forças de ocupação japonesas para realocar os jovens do sexo masculino crianças coreanas para o Japão para vários tipos de trabalho. 

Fundador do Hapkido, Choi Yong  declarou em uma entrevista pouco antes de sua morte, em 1982, que havia sido raptado por um dono de loja de doces, Sr. Morimoto, e levado para o Japão para ser seu filho. Como ele não gostava do homem, ele finalmente escapou. 

A causa real para o seu transporte para o Japão nunca poderá ser provado. Se o Sr. Morimoto tinha sido a causa, infelizmente teria sido um trabalhador e não um filho. Quis o destino que  Choi viesse a trabalhar para Takeda Sokaku  (1860-1943), o patriarca 32 de Daito Ryu Aikijitsu. Takeda tinha 44 anos de idade quando Choi, um menino de sete anos de idade, veio para o seu serviço. A Choi foi dado o nome japonês Asao Yoshida. O primeiro ou nome próprio Tatjuttsu que se propaga como sendo o nome Choi usado no Japão não é um nome japonês válido.  Portanto, é historicamente incorreto acreditar que ele passou por esse nome, embora este é o nome que Choi, ele mesmo, dizia para as pessoas enquanto estava no Japão. 

Choi manteve-se ao serviço de Takeda por trinta anos, até 25 de abril de 1943, quando Takeda morreu. Nesse ponto, ele despediu-se da casa de Takeda e logo depois voltou a Taegue, Coréia.Técnica de Hapkido pelo Fundador do Hapkido 

Deve-se notar que não há nenhum registro histórico de Choi certificado como um estudante ou professor de Daito Ryu. O mito de que Choi perdeu seus certificados ao retornar para a Coréia é uma mentira, pois há registros em profundidade de cada aluno Aikijitsu Daito Ryu mantido no Japão. Choi, pelo seu nome coreano ou japonês, nunca foi listado como um estudante. Este fato é o que sustenta a relação entre Choi e Takeda. Choi, no entanto, durante décadas, esteve sob a influência direta da arte. Ele, obviamente, domina suas técnicas.

Fonte: 
http://www.scottshaw.com/hapkidohistory.html

Takeda Sokaku, Ohbata Shigeta, Hiratsuka Katsuharu, Yoshida Kotaro

 

Esta fotografia, realizada no início dos anos 1900, mostra Takeda Sokaku, Ohbata Shigeta, Hiratsuka Katsuharu, Yoshida Kotaro e vários outros homens. Algumas vezes é afirmado que também mostra Yong Shul Choi, (primeira linha, segundo a partir da esquerda).