Seminário de Hapkido na Universidade Federal de Piauí

Reunião de faixas pretas da Federação Brasileira de Hapkido Tradicional
Reunião de faixas pretas da Federação
12 de setembro de 2017
Treinamento e Preparação de Professores Faixas Pretas
Preparação de Professores e Curso de Tonfa em Mogi Mirim
20 de setembro de 2017
Seminário de Hapkido na Universidade Federal do Piauí

Hapkido e Defesa Pessoal na Universidade Federal do Piauí

No dia 13 de setembro aconteceu um seminário de Hapkido na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O seminário foi presidido pelo Instrutor Bruno, faixa vermelha avançada, da equipe The Trovões, filiada à FBHT.

Foi uma grande oportunidade de levar o Hapkido Tradicional a novas pessoas. Além de apresentar os conceitos e fundamentos dessa arte marcial que vem crescendo a cada ano.

O tema do seminário foi Conceitos e Técnicas da Defesa Pessoal à Luz do Hapkido e fez parte de um Simpósio que ocorreu no curso de Biologia e de Engenharia de Agrimensura da UFPI. Estavam presentes também alunos de outros cursos.

O Intrutor Bruno apresentou o Hapkido, sua origem e os princípios dessa arte marcial. Também ofereceu um debate mostrando as diferenças entre esporte de combate, arte marcial e defesa pessoal. Em contraposição apresentou conceitos de defesa pessoal e suas técnicas.

Fundamentado nesse debate discutiu-se a importância da calma em uma situação de conflito. Com isso, a pessoa deve ser capaz de avaliar a situação tentando evitar ao máximo o confronto.

Primeiro evitando lugares perigosos, em seguida, esquivando-se e não sendo pego. O objetivo é tentar evadir, fugindo e correndo o mais rápido possível. Caso ocorra a captura é necessária a tentativa de uma negociação. Se nenhuma das etapas anteriores derem certo e a vida estiver em risco, então o confronto deve ocorrer.

Contudo, nesse confronto a pessoa deve ter autocontrole, controle da situação e controle do adversário. Isso só é possível com o treinamento de técnicas de defesa pessoal, mas também com o treino da mente. O Hapkido Tradicional proporciona esse conjunto integral de exercícios preparando corpo e mente.

Hapkido significa “caminho para o equilíbrio entre corpo e mente” ou “Caminho para a energia coordenada”. Energia coordenada é a sábia utilização da energia no momento certo. Isto é, na situação certa, com total harmonia entre a necessidade, a técnica e a rapidez para sair de uma situação de perigo. Por isso o tema dessa exposição.

O seminário foi muito produtivo no seu conteúdo e muito receptivo às pessoas que participaram do evento.  

Veja aqui os horários de treino da Equipe The Trovões, em Teresina (Piauí).

Seminário de Hapkido na Universidade Federal do Piauí
Seminário de Hapkido na Universidade Federal do Piauí
Seminário de Hapkido na Universidade Federal do Piauí

Comentários