Exame de Graduação da Associação Hwarang Ryu São Paulo
99º Exame de Hapkido realizado pela Associação Hwarang Ryu
12 de Janeiro de 2018
Encontro de mestres e professores de artes marciais
1° Encontro de Mestres e Professores de Artes Marciais
20 de Março de 2018
dia nacional do hapkido em Bragança Paulista

Dia Nacional do Hapkido Bragança Paulista

Dia 25 de janeiro se comemora o Dia Nacional do Hapkido. Nesse ano o evento foi realizado na cidade de Bragança Paulista em 21 de janeiro no Ginásio da ADPM – Associação Desportiva Policial Militar Regional Bragança Paulista. Em 2016 o evento foi realizado no Parque Vila Lobos, São Paulo; e em 2017 na sede da Federação.

Foi um evento festivo de confraternização entre as academias filiadas na FBHT. Estavam presentes a Academia Central, Hapkido Itu, Equipe Eagles de Caraguatatuba, Equipe Tubarões de Caraguatatuba, Equipe  Hapkido Baixa Mogiana de Mogi Mirim, Equipe Max Fight de São Paulo, além das equipes de Bragança Hapkido Bragança e Academia Bugano.

Todas as equipes fizeram apresentações de técnicas do Hapkido que atraíram muitas palmas das pessoas que estavam assistindo. Além das apresentações as academias receberam seu certificado de filiação, assim como a carteirinha da FBHT. 

Dia Nacional do Hapkido

Dia Nacional do Hapkido em 2016


Dia Nacional do Hapkido

Dia Nacional do Hapkido em 2017

Dia Nacional do Hapkido no Piauí

A equipe de Hapkido The Trovões de Piauí também comemorou o Dia Nacional do Hapkido fazendo um treino no Parque Nova Potycabana em Teresina. Na impossibilidade de se dirigirem à Bragança Paulista devido à distância, a equipe não deixou de fazer a seu evento. Foram realizadas no parque treino de técnicas básicas de hoshinsool. Estavam presentes alunos da Equipe The Throvões e o evento ocorreu das 17h às 19h do dia 21 de janeiro.

dia nacional do Hapkido em 2018

Dia Nacional do Hapkido comemorado em Piauí

Como nasceu o Dia Nacional do Hapkido?

“Após uma minuciosa pesquisa realizada […] ficou estabelecido 25 de janeiro o Dia Nacional do Hapkido. A escolha não aconteceu por acaso. Após várias sugestões de diversas datas importantes, 25 de janeiro foi eleito como uma forma de comemorar a data da primeira formatura de faixas-pretas no Brasil, em 1973.

Primeira turma de faixas-preta em 1973

Primeira turma de faixas-preta em 1973

Para marcar a passagem desse dia, foi organizado um grande evento no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, que contou com a presença de diversas academias pertencentes a várias escolas de Hapkido.

LEIA  Semana das crianças na Associação Hwarang Ryu

[…]

Para o Hapkido, a comemoração desse dia não foi uma novidade. Na manhã de 25 de janeiro de 1973, no Quartel do Exército Brasileiro, localizado em Quitapuna / SP, o capitão do exército Hélcio Silva homenageou o Hapkido com um monumento que registra os quatro mandamentos desta nobre arte: amar a Pátria e nossos pais; respeitar nossos superiores; tratar com amizade nossos colegas; na luta, não recuar nem um passo.”

Fonte:  CALDAS JR, Paulo (et. al.). Hapkido: o caminho da energia coordenada. São Paulo: On Line, 2011. Compre esse livro que também foi organizado pelo Grão Mestre Reinaldo Leonardi Sereno clicando aqui.

Dia Nacional do Hapkido Bragança Paulista

Placa do monumento em homenagem ao Hapkido

Confira todas as fotos do Dia Nacional do Hapkido no Flickr da Federação. Clique aqui e confira.

 

Comentários