O Hapkido – Arte de Coordenar a energia

Hapkido a arte de coordenar a energia

Hapkido é uma palavra originada da junção de três outras:
Hap = União, Coordenação
Ki = Energia, Força vital
Do = Caminho

Assim, podemos definir Hapkido de diversas maneiras. Entre elas, podemos dizer que Hapkido significa “Caminho da coordenação da energia”. Ou ainda, “Caminho para a união (harmonia) da força e do espírito.

Essa é uma arte marcial que teve origem na Coreia do Sul e é considerada uma arte marcial completa devido ao conjunto de técnicas treinadas. O praticante de Hapkido deve desenvolver as habilidade de respeito mútuo, autoconfiança e, principalmente, autocontrole.

Hapkido técnica de solo

Por princípio, o Hapkido é uma arte marcial focada na sobrevivência urbana. O grande repertório técnico permite ao praticante estar preparado fisicamente e mentalmente para qualquer situação de defesa pessoal.

Técnicas

Dentre o conjunto de técnicas ensinadas no Hapkido podemos citar: socos, chutes, projeções, torções, solo, técnicas de respiração, técnicas de kompop, pontos de pressão, técnicas com armas, etc.

É principalmente constituído de movimentos circulares com técnicas de torções articulares e imobilizações. Cada ponto de golpe é baseado nos pontos de pressão dos meridianos da Acupuntura. Por isso, é essencial que o faixa-preta de Hapkido, ao alcançar um alto nível de treinamento, especialize-se em Acupuntura ou estude muito os pontos de pressão da medicina oriental.

O bom hapkidoísta sabe quebrar e sabe curar. O ponto de quebramento e de cura é exatamente o mesmo, tudo depende da intenção e da pressão. O Hapkido é, por excelência, uma das principais artes na aplicação de golpes traumáticos, devido à utilização dessa aplicação ocorrer, em geral, em pontos vitais.

Ki – energia vital

O praticante de Hapkido, através de Técnicas de Respiração e treinamento constante, busca o desenvolvimento e fortalecimento do ki. O ki é energia vital e, com o treino, o hapkidoísta aprende a controlar o desgaste físico e mental. O objetivo é o equilíbrio, isto é, conseguir lutar com total controle.

Por esses e outros motivos, Hapkido é considerado uma arte marcial completa e poderosa. Principalmente por sua diversidade, foca-se na defesa pessoal e sobrevivência urbana.

Quer saber mais sobre o Hapkido clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *